skip to Main Content
plastico_forCrop-2

Símbolos de produtos plásticos

Tivemos aqui no site um post falando sobre a utilização de potes plásticos e diversas pessoas pediram mais informações sobre os símbolos que vem desenhado nos potes. Assim resolvi escrever um post completo sobre os símbolos de potes, seu significado e perigos a saúde!

Plásticos

  • Amarelos – Plásticos que devemos utilizar com cuidado.
  • Verdes – Plásticos seguros.
  • Vermelhos – Plásticos nocivos a nossa saúde.

Identificamos plásticos pelo desenho de um triângulo com um número dentro.

 

PET (Politereftalato de Etileno) – Utilizadas em garrafas ou frascos para água, refrigerantes, bebidas em geral, cosméticos, medicamentos, produtos de limpeza entre outros. Esse tipo de plástico exposto ao calor pro tempo prolongado solta produtos químicos tóxicos (antimônio), por isso não devem ser reutilizados.

 

HDPE (Polietileno de Alta Densidade) – Feito de petróleo. Muito usado em embalagens de produtos de limpeza, produtos químicos, sacolas de supermercado, mesas e cadeiras de plástico. É rígido, opaco, suporta altas e baixas temperaturas e leve.

 

 

PVC (Clorido de Polivinil) – Pode ser mais “macio” e flexível. É o material de cortinas de banheiro, brinquedos, objetos infláveis, tubos e conexões para água, lonas, calçados, bolsas de sangue e soro, etc. Contém PBA (Bisfenol-A) componente nocivo a saúde se ingerido.     

 

 

PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) –  Amplamente usado na fabricação de vários recipientes, tabuleiros, componentes de computador, superfícies de trabalho, peças que necessitem de solda, equipamento de laboratório, equipamento de parques infantis entre outros.

 

 

PP (Polipropileno) –  Plástico rígido, forte, resistente às altas temperaturas. Utilizados em garrafinhas e copos de bebês e crianças e os itens resistentes ao microondas e à máquina de lavar.
É o plástico mais comum que encontramos em casa e considerado seguro pra utilização diária!

 

 

PS (Poliestireno) é o material de capas de CDs, copos plásticos, aparelhos de barbear algumas embalagens de restaurantes, que eles usam para o cliente levar a comida que sobra. Essa símbolos também identifica o que chamamos de isopor, que seria um poliestireno expandido (EPS). Contato prolongado com esse tipo de plástico pode causar danos a saúde.

 

 

 OUTROS – Normalmente são policarbonatos (PCs), derivados de BPA (Bisfenol-A). Flexíveis, leve, com resistência à brasão e possibilidade de design diferenciado. Utilizados em produtos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores.

 

 

Plástico fazem parte do nosso dia a dia, principalmente no mundo da organização, nada melhor do que conhecer uma pouco a mais sobre eles para podermos nos previnir e cuidar melhor do meio ambiente!

(Fontes: Mundo Educação, ECycle, Baby Green Thumb)  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top