skip to Main Content
Captura de Tela 2017-06-29 às 19.45.00

Diferença entre Arrumar e Organizar

 

Se você procurar a definição no dicionário, vai perceber que arrumar e organizar são sinônimos, elas tem o mesmo significado, mas na prática denotam ações distintas!

Na prática a principal diferença que sentimos quando um local está arrumado ou organizado é:

Arrumado – Existe um ordem visual, porém é bem possível que quando necessitamos de determinado objeto precisamos procurar e n maioria das vezes, sem saber ao certo o local onde está e assim precisando recorrer a quem arrumou ou a última pessoa que mexeu com esse objeto, ou seja perdemos tempo!

Organizado – Existe ordem visual e uma lógica de onde a coisas estão. Assim quando precisamos de alguma coisa é simples de encontrar, não precisamos recorrer a ninguém e não tem perda de tempo!

Organizar requer um estudo, precisamos saber como funciona o ambiente, os hábitos de quem frequenta o local. Para que assim possamos saber onde cada coisa vai e de que maneira ela vai ser disposta ali. Quando um ambiente está organizado, conseguimos chegar a determinado objeto sem esforço, sem precisar procurar, vai existir uma lógica do por que de cada objeto está naquele lugar. Um ambiente organizado se cria um “sistema”, para que a organização se mantenha e você não precise reorganizar tudo novamente depois de um tempo.

Esses estudos e sistemas sempre tem ligação com 3 premissas básicas:

Selecionar – Separar o que deve ser organizado, retirar coisas velhas, que deve ser descartado ou doados.

Categorizar – Separar por afinidade, utilização, semelhanças. Criar conjunto de coisas iguais.

Organizar – Colocar cada coisa em seu local adequado.

 

 

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top