skip to Main Content
cancer-de-mama_1

Organize a sua ida ao médico!

O mês de outubro foi escolhido para a campanha sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa. Porém não podemos esperar por esse mês pra nos lembrar que precisamos ir ao médico, saúde é o bem mais preciso que temos e se engana quem acha que só se deve ir ao médico quando se está doente, exames e consultas preventivas podem salvar vidas!

Com a correria do dia a dia e a cabeça cheia de coisas pra resolver, quando percebemos que está na hora de ir ao médico levamos mais alguns meses pra conseguir consulta. Para que isso não ocorra, se programe!  Sabendo em que médicos precisamos ir e quando precisamos ir, fica bem mais fácil se organizar e programar os agendamentos de consulta com antecedência sem correria e stress.

Precisamos ir regulamente ao médico desde nosso nascimento, segue uma lista da programação das consultas ao pediatra.

  • Recém-nascidos: 5 dias de vida
  • 0 a 1 ano: 1 vez por mês
  • 1 a 2 anos: a cada 3 meses
  • 2 – 3 anos: a cada 4 meses
  • 3 – 4 anos: a cada 5 meses
  • 4 – 5 anos: a cada 6 meses
  • 5 – 18 anos: 1 vez por ano

Para a primeira ida ao pediatra é importante entrar em contato com o pediatra escolhido no último mês de gestação pra deixar avisado o prazo do parto. Pela rede pública geralmente o bebê já sai da maternidade com o agendamento da primeira consulta com o pediatra feito.

Para o primeiro ano de vida, se programe, já sai da primeira consulta com as próximas 11 marcadas, assim não existe o perigo de esquecer de marcar e você ganha tempo pra programar a agenda da família para as consultas. Faça isso nos próximos anos também, a cada aniversário deixas as consultas do ano agendadas!

Use como base a data do aniversário para marcar as consultas, principalmente após os 5 anos. Assim fica mais difícil de esquecer.

Sim, você via certo a tabela, deveríamos ir ao pediatra até os 18 anos! De acordo com a clinica geral, Dra. Luiza Gentil, que atende no posto de saúde da Prefeitura de Florianópolis,  homens deveriam fazer o acompanhamento do pediatra até os 18anos, após esse período é indicado exames de sangue pra doenças sexualmente transmissiveis após o início da vida sexual, de acordo com a Dra. esses exames devem ser feitos por homens e mulheres com vida sexual ativa e que não existe um protocolo, mas sim uma recomendação dos médicos infectologistas. Após os 40 os homens precisam fazer, anualmente, o exame de próstata e começar acompanhamento com exames de sangue tipo: colesterol, diabetes, entre outros…

Todas as pessoas com a vida sexual ativa deveriam fazer, anualmente, exames de sangue para doenças sexualmente transmissíveis!

Para as mulheres, a ida ao pediatra acabam sendo substituídas pelas idas ao ginecologista, que devem acontecer com a entrada da puberdade ou a partir da primeira menstruação (menarca). A Ginecologista Raphaella Bristot, nos explica que as consultas ao ginecologista devem acontecer anualmente e além da consulta outro exame importante é o papanicolau, a coleta desse preventivo só acontece após os 25 anos da paciente e não mais após o início da vida sexual. A Dra. ainda alerta que a mamografia deve ser feita anualmente em mulheres após os 40 anos.

Tanto a Dra. Raphaela como a Dra. Luiza nos lembra que se existerem parentes em primeiro grau doentes (pai, mãe, irmãos e filhos), é importante saber se essas doenças podem ser hereditárias e se há necessidade de fazer alguns exames e acompanhamentos como: hipertensão, diabetes, infarto, AVC e alguns cânceres.

Cuidar da saúde é ter hábitos saudáveis com alimentação, higiene bucal e corporal, exercícios e controle de estresse, não é fazer exames! Dra. Luiza Gentil

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top