skip to Main Content
Guia de Cores – Cor Violeta

Guia de Cores – Cor Violeta

Um dos maiores desafios na hora de decorar um ambiente é a escolha e combinação das cores. Pensando nisso resolvi fazer um “guia” de cores. Hoje começaremos com a cor Violeta!

 

cf8a1ea2b04eb094c9a88ec575cded7e

 

Cor nos ambientes evoca um estado de espírito, cria assimetrias, formas e contrastes que destacam a beleza de um espaço. Algo pálido e melancólico pode tornar-se vibrante e cheio de vida adquirindo uma dimensão e envolvência que parecia impossíveis.

De todas as cores, o violeta é uma das mais poderosos, por isso tem que se ter atenção quanto ao local e o modo em que ele é aplicado ao ambiente. A cor violeta é a mistura do vermelho com o azul. Ela combina a estabilidade e o frio do azul, com a energia do vermelho que é quente, dois opostos muito fortes, por isso tem propriedades tanto quentes quanto frias: violetas avermelhados são quentes enquanto os mais azulados são frios.

 

decoracao-em-tons-lilas5

 

casa-roxo11

 

11-Sofá-roxo-em-ambiente-moderno-e-sóbrio

 

O uso do violeta em tons mais escuros remete o ambiente a sentimentos relacionados ao luxo e sofisticação. Utilizado em excesso, pode deixar o local pesado, tenebroso podendo causar frustração e aflição, o violeta junto com o preto, deixa um ar sombrio.

Acrescentando branco ao violeta, forma uma gama de lilases,  produzindo tonalidades de intensa luminosidade, esses tons mais luminosos, evocam sentimentos de maior inspiração e beleza, porém em excesso, acaba deixando o ambiente frio, chegando a ser melancólico e triste, ele é muito utilizado em quartos principalmente de meninas e bebês.

Para salas espaçosas e halls de entrada, em quantidades certas, a cor violeta transmite uma sensação de grandiosidade.

Os tons violáceos combinam muito bem com o amarelo .

sala-de-estar-sofa-cinza-tapete-roxo

decoracao-lilas-para-quarto-juvenil-15

violeta-com-amarelo-decoração-de-sala         quarto

Violeta na antiguidade era a cor utilizada nas vestes reais romanas, símbolo de riqueza e distinção. Na Roma antiga só o imperador tinha o direito de usar essa cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top